TUDA - pap.el el.etrônico

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 8 - Agosto 2oo9

Conto - José Geraldo de Barros Martins

Um Time Chamado Saci


Muito se escreveu sobre o verdadeiro local de nascimento de Lette Annsain't: Suíça, Haiti, Argélia, Guiana Francesa, Costa do Marfim, Canadá ou Indochina. Porém até hoje, ninguém conseguiu saber com precisão, qual era o país de origem do homem que revolucionou completamente todos os conceitos e teorias acerca do gerenciamento de divisões de base do futebol .

Radicado no Brasil, nosso protagonista largou a profissão de confeiteiro para realizar o que denominava a missão de sua vida: provar ao mundo que não é preciso ter talento para jogar futebol. Para isto comprou um terreno alagadiço e acidentado nos arrabaldes da capital paulistana e criou o Saci Futebol Clube, entidade cujo nome fora colocado propositalmente para designar a falta de habilidade de seus jogadores.

Admirador de técnicos com estilos radicais (Rinus Mitchel, João Saldanha, Iustrich, etc) o nosso amigo inovou de maneira drástica a metodologia de sua escolinha de futebol: para começar os testes de admissão eram feitos de maneira inversa a usual, ou seja, quem tivesse mesmo que um pouco de habilidade era excluído, só ficavam os jogadores muito grossos, os completamente perna-de-pau. A partir daquele momento eram realizados os mais estranhos treinamentos em condições totalmente adversas: o campo possuía declividade acentuada, diversos auxiliares ficavam com espelhos do lado de fora das quatro linhas para refletir a luz solar no rosto do aprendizes, galochas eram usadas ao invés de chuteiras, o piso da pequena área era de pedra portuguesa para que os goleiros se acostumassem a saltar sem medo, o treinamento de cobranças de falta eramrealizados com bolas de rugby e os jovens usavam jacas para aprenderem a bater lateral. Nas preleções o técnico-entusiasta passava horas a discorrer sobre as grandes batalhas da história (Little Big Horn, Curupaiti, Kursk, etc) e sobre filosofia em geral com ênfase na obra de Nietzsche. Aliás um de seus ex-alunos uma vez, foi convidado a participar daquele que é considerado o pior programa tele-esportivo da paulicéia, e ao ouvir aquele famoso comentarista esportivo que tem a mania de verbalizar os sinais de pontuação, perguntar "O jogador estava impedido, interrogação" repondeu: - Por acaso alguém de vocês leu "O Mundo como Vontade e Representação" de Schopenhauer? Não? Então eu me retiro deste recinto.

Os jovens cresceram, se tornaram craques e o Saci Futebol Clube alcançou a primeira divisão, porém Lette Annsain't morreu devido a uma síncope cardíaca, horas após seu querido time perder a vaga para a Libertadores em um jogo escandalosamente roubado contra um time grande e popular.